terça-feira, 20 de julho de 2010

Falando de algo que me fascina...

Sempre em encantei com essas estruturas encantadoras que sempre decoram lugares fenomenais - Farol - O gigante que me fascina.
O farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, dotada de um potente aparelho óptico (fonte de luz e espelhos ou reflectores), cujo facho de luz é visível a longas distâncias.
Historicamente, este tipo de construções ganhou características temporais e sociais, sendo dotados de características distintas de zonas para zonas.
Utilizados desde antigüidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro.
As fontes de alimentação da luz foram melhorando, tendo sido o azeite substituído pelo petróleo e pelo gás, e posteriormente pela electricidade. Paralelamente, foram inventados vários aparelhos ópticos, que conjugavam espelhos, refletores e lentes, montados em mecanismos de rotação, não só para melhorar o alcance da luz, como para proporcionar os períodos de luz e obscuridade, que permitiam distinguir um farol de outro. Seguem algumas imagens encantadoras dessa maravilha que me fascina.

5 comentários:

  1. Tb adoro faróis, geralmente eles tem mta história!

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. Outro dia vi um programa de decoração onde um casal morava em um farol e a casa deles era linda!
    Um beijo, Karla.

    ResponderExcluir
  3. Mírian,

    Quantas imagens lindas. Aquela das águas invadindo o farol é espetacular. Nunca tive fascínio por faróis, sempre me passaram a idéia de reclusão e solidão.
    Beijos e Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Miriam
    Lindas as imagens!!!
    Nunca fui em um farol...Minas não tem mar...não tem farol!.
    Mas deve ser uma sensação maravilhosa lá em cima. Eu que adoooro ficar nos altos das montanhas,ia me maravilhar no alto de um destes faróis!
    beijin
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  5. q lindos... coloque lighthouse no google imagens, ou no Big Busca, vai achar milhoes de fotos lindas... eu busco no Flikr tb, são lindos demais...
    vou ver aqui, acho que tenho um catálogo do exterior q tem imagens de faróis, se eu achar, te mando...
    abraços...

    ResponderExcluir