segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cuidado com as "Junk Foods"



Esfomeando os Pobres
Enquanto milhares de pessoas morrem de fome todos os dias, vastas áreas de terra em países subdesenvolvidos são usadas para pastagens de gado ou para o cultivo de cereais que irão alimentar animais, que por sua vez vão ser comidos no ocidente. O McDonald's promove continuamente produtos à base de carne, encorajando as pessoas a comerem carne mais freqüentemente, o que leva ao desperdício de mais e mais reservas de alimento.

145 milhões de toneladas de cereais, com as quais se alimenta o gado, produzem apenas 21 milhões de toneladas de carne e derivados. Com uma dieta vegetariana a Grã-Bretanha, por exemplo, poderia facilmente ser auto-suficiente em comida.

Destruição do Planeta
As florestas mais bonitas do mundo estão sendo destruídas num ritmo apavorante por companhias multinacionais. O McDonald's admitiu usar carne criada em terras de ex-florestas úmidas. O uso de terras agrícolas feito pelas multinacionais e pelos seus fornecedores força as populações locais a mudarem-se para outras áreas e a cortarem ainda mais árvores, agravando o já preocupante problema do desmatamento. O McDonald's é a multinacional que mais usa carne em todo mundo. O metano emitido pelo gado criado pela indústria da carne é um dos principais causadores da crise de "aquecimento global" além disso, todos os anos, o McDonald's gasta milhares de toneladas de embalagens desnecessárias que acabam nas cestas de lixo.

Arruinando a sua Saúde
O McDonald's promove sua "comida" como sendo saudável, mas a realidade é que possui um teor de gordura demasiadamente alto, além do excesso de açúcar e sal, e baixa quantidade de fibra e vitaminas. Uma alimentação desse tipo aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e outras doenças. A "comida" do McDonald's também contém muitos aditivos químicos, alguns dos quais são causadores de saúde precária e hiperatividade nas crianças. Não se esqueça também que a carne é a causa da maioria dos acidentes de intoxicação alimentar. Em 1991, o McDonald's foi responsável por uma série de intoxicações alimentares na Grã-Bretanha, nos quais as pessoas sofreram de graves problemas nos rins.

Assassinato em Massa
Os cardápios das lanchonetes são baseados na tortura e no assassinato de milhões de animais inocentes. A maior parte destes animais são criados intensivamente, sem acesso ao ar fresco e à luz solar, e sem liberdade de movimentos. As suas mortes são cruéis; o abate humano é um mito, os animais no abate são aturdidos quase sempre de maneira pouco eficaz, fazendo com que estes sejam degolados ainda plenamente conscientes.

Vítima Inocente
O principal público alvo do McDonald's são as crianças. Elas são atraídas através do palhaço Ronald, das caixinhas coloridas com brinquedos, propagandas com crianças etc. Este público é o mais indefeso de todos, por não possuir personalidade formada ainda e pelos pais que tendem a satisfazer suas vontades. Quem tem filhos sabe o quanto é difícil controlá-los quando desejam alguma coisa. E com isso lá estão as crianças ingerindo os alimentos mais prejudiciais existentes.


Hipocrisia

"Vamos comer um Mac Lanche Feliz! A renda será totalmente revertida para as criancinhas vítimas de câncer!" É no mínimo irônico que a mesma empresa responsável por estimular maus hábitos alimentares em crianças, e por vender inúmeros alimentos que aumentam o risco ao câncer, faça uma campanha dessas. E as pessoas ingenuamente acreditam que estão comendo um hamburguer por uma boa causa! Se você quer ajudar as crianças com câncer, entre em contato com uma instituição e o faça diretamente.

O que eu quero deixar claro para as pessoas, é que não sou contra, em hipótese alguma, à campanhas de arrecadação de fundos para alguma causa nobre, como a ajuda à crianças com câncer. O que me incomoda é as pessoas terem a idéia errada de como as coisas funcionam, porque a mídia não mostra, não fala à respeito.

Muito nobre a causa, nada contra tenho em relação à isso, a crítica não pela causa em sí, mas como ela é passada para as pessoas.

A verdade é: Todo mundo conhece o Mc Dia Feliz, campanha de arrecadação para o combate ao câncer infantil que acontece uma vez por ano nas redes do Mc Donald´s. O que muita gente não sabe é como ele exatamente funciona...

Nesta dia, todas as pessoas envolvidas são voluntárias!
Fornecedores, empregados, divulgação... todos voluntários em nome da causa.
Os impostos também são extraídos da verba do lanche antes da doação.
Ou seja... o Mc Donalds não tem absolutamente gasto nenhum. Não paga pelos ingredientes, funcionários, divulgação... nada!

(e ainda acho que acaba ganhando um belo dinheiro neste dia com a venda de refrigerantes e batatinhas... mas isso não é um dado confirmado e portanto não vem ao caso!)

Vocês podem dizer... ele cede a imagem dele e gera mobilização... de fato! A imagem também é um patrimônio.
Ele arrecada muito dinheiro e dinheiro que ajuda... concordo!
O benefícios da campanha no combate ao câncer são indiscutíveis.
O que eu me pergunto é quem se beneficia mais nisso... as crianças ou o Mc Donald´s?

O Mc Donald´s não se preocupa em divulgar que os fornecedores e funcionários são voluntários... e na minha opinião são eles que estão fazendo o trabalho todo!
O marketing envolvido em tudo isso é enorme... o Mc Donald´s fortelece muito a imagem dele e fica sendo uma forma de amenizar um pouco as críticas que ele sofre.

Sou contra toda forma de ajuda e "responsabilidade social" que mais me pareça um jeito da empresa sair como "boazinha"... usar crianças então eu acho apelação! E como hoje em dia as empresas são COBRADAS por isso, fica muito difícil saber quem ajuda por ideal ou por "obrigação".

Mas... o objetivo aqui não é impor e sim dar informações para que cada um reflita sobre o assunto e crie sua própria opinião.

Quem sabe obtendo a informação correta as pessoas não vão pensar melhor e contribuir diretamente numa instituição, ao menos vão ter certeza pra onde a contribuição está sendo encaminhada e sem participar de nenhuma hipocrisia.

A intenção desse post não é formar opiniões e convencer ninguém de nada, nem mesmo criticar mas INFORMAR.

Porque a INFORMAÇÃO é um poder que agente desconhece e no dia em que o população mundial tiver a detenção dela....muita coisa muda.



Nutricionista guarda Mc Lanche Feliz por um ano; veja o poder dos conservantes:


Uma reportagem publicada no final de março deste ano pelo jornal britânico Daily Mail deixou seus leitores de boca aberta. Uma nutricionista americana resolveu fazer um teste para constatar se a comida do McDonald's possui conservantes em excesso. O resultado foi assustador.
Durante um ano, Joann Bruso guardou um "Mc Lanche Feliz", um kit composto por sanduíche, refrigerante e batata frita, que acompanham um brinquedo e é vendido para as crianças. "A comida normal tem que se decompor, cheirar mal... Entretanto, o lanche e as batatas não estragaram e isso mostra que as crianças não estão comendo de forma saudável", declarou.
De acordo com a reportagem, Joann deixou o lanche e as batatas descobertos, em cima de uma prateleira em sua casa, no estado americano de Colorado, para checar o que aconteceria. Durante um ano, nenhuma mosca sequer chegou perto do sanduíche. "Eu deixava a janela aberta mas as moscas e outros insetos simplesmente ignoravam o 'Mc Lanche Feliz'".
"A comida é decomposta dentro do nosso organismo, que se aproveita dos nutrientes dela para transformá-los em combustível", explica Joann. "Nossas crianças crescem de forma saudável quando comem comida de verdade".
A nutricionista ainda explica que se o "Mc Lanche Feliz" foi ignorado por bactérias e micróbios que não fizeram a decomposição, isso significa que o corpo da criança também não consegue digerir esse tipo de comida de forma adequada.
Segundo dados apresentados pelo Daily Mail, pesquisas recentes afirmam que o pão da McDonald's possui uma série de conservantes como propionato de sódio. Já o pickles utilizado pela rede de fast-food leva benzoato de sódio.
As batatas fritas, que Joann descreveu como estando "douradas mesmo um ano depois", contém conservantes como ácido cítrico e pirofosfato de ácido de sódio, que mantém sua coloração.

Fonte: Vida Vegetariana

http://images.uncyc.org/pt/1/12/Gordos.jpg
Temos que estar atentos e não permitir que nossas crianças sejam escravas das "junk foods". A consequência disso pode ser muito séria e grave.
Entendo que nem sempre devemos ser radicais, mas usar o bom senso nunca é demais.
Fica a dica.


Veja mais:


EXCLUSIVO VIDA VEGETARIANA DESCOBRE A FARSA DO 'VEGGIE CRISPY'

CONFIRMADO: VEGGIE CRISPY NÃO É VEGETARIANO
Mc Donald's lança suposto lanche vegetariano em junho de 2007. Vida Vegetariana descobre que entre os ingredientes está o "aroma natural de frango". Leia a reportagem.


APÓS DENÚNCIA, MC DONALD'S ENTRA EM CONTRADIÇÃO EM RELAÇÃO AO VEGGIE CRISPY
Sentindo-se enganados, diversas pessoas entraram no juizado de pequenas causas contra o Mc Donald's, que ao contrário do que divulgado pela rede, o Veggie Crispy não era uma excelente opção para vegetarianos. Leia a matéria.


MC DONALD'S É PROCESSADO POR PROPAGANDA ENGANOSA NO CASO VEGGIE CRISPY
Indenização de R$ 2 mil sai para advogado de Porto Alegre



2 comentários:

  1. Tô de queixo caído c/ essa notícia!
    Mto interessante e alarmante.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. nOssa amiga isso é muito importante, afinal as crianças e adultos tbm se esbaldam com esses lanches... Beijos saudades Paty!

    ResponderExcluir