quinta-feira, 15 de julho de 2010

Falando de saúde...

http://deliciosoanonovo.files.wordpress.com/2009/12/grao-de-bico.jpg

Bom, como sou vegetariana, sou muito adepta às opções em grãos, verduras, legumes e leguminosas como à exêmplo do "grão de bico".
Muita gente tem dúvidas acerca do vegetarianismo e eu sou muito questionada à respeito das proteínas, sustâncias e tudo mais.
Gente, é perfeitamente possível ser saudável não comendo carnes. Eu não como carne de nenhumas espécie. Acho engraçado que muita gente me pergunta com espanto: "Mas você não come nem peixe??"
Por que será que as pessoas acham que o peixe não é animal? Será que acham que peixe dá em árvore?? Bom, brincadeiras à parte... não como nenhum animal morto (nem vivo)e sou sim muitíssimo saudável, graças à Deus! A diferença é que busco proteínas em outras fontes - fontes vivas.
Nesse post quero falar do "grão de bico".
Meninas, esse grão é fabuloso!!
Vejam só alguns dos benefícios desse pequeno grande alimento.
Espero que acrescentem essa maravilha na refeição de vocês pra que fiquem mais saudáveis e lindas ainda!
Beijo grande.

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde


Mais nutritivo que o feijão

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.
*******************************************************************************


Falando agora da "celebridade" aqui em casa, presente em todas as refeições e até lanches - o Inhame

http://www.jornalentreposto.com.br/siteantigo/mai2007/imagens/inhame.jpg
http://abecedariovegetal.files.wordpress.com/2009/12/inhame1.jpg
Essa é a maravilha que não pode (em hipótese alguma) faltar aquí em casa!! E não falta com a graça de Deus!
O Inhame é um dos alimentos mais fantásticos que se conhece. Ele tem um valor nutricional e medicinal, conhecido há muito tempo. No começo do século já se usava elixir de inhame para curar sífilis.Vocês já devem ter ouvido falar.
O inhame conhecido como "vassourinha do sangue",limpa o sangue fazendo com que as impurezas saiam através da pele, rins e intestinos. Médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são postos avançados de defesa do sistema imunológico.
A presença do inhame no sangue permite uma reação à invasão de mosquitos, neutralizando o agente causador de doenças antes que ele se espalhe pelo corpo. Dessa forma é possível evitarmos doenças como a dengue , febre amarela e malária.
Há registros de que aldeias inteiras morreram de malária depois que roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
O inhame é mais nutritivo que a batata. A sua folha, parecida com a taioba, também serve para comer cozida ou refogada. Ele é nativo do Brasil enquanto que a semente da batata é importada.
Inhame dá com fartura em qualquer lugar e ele, ao invés de apodrecer como a batata, brota e produz mais inhames ! Emplastro de inhame ajuda a trazer para fora furúnculos, quistos sebáceos,unhas encravadas, verrugas, espinhas, farpas, cacos de vidro que entram nas mãos ou pés, etc. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor. Desinflama cicatrizes e elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores.
Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
Ele acompanha praticamente todas as minhas refeições, inclusive lanches. Faço sucos fabulosos de inhame com alguma fruta, farinha de linhaça e fica uma delícia e mega nutritivo.
Experimentem sem medo - bata no liquidificador pedacinhos de inhame com uma fruta da sua preferência e depois me fala o que você achou. Não dá pra sentir o gosto do inhame forte e fica uma delícia, além de muito nutritivo e revigorante, sem contar na faxina que ele faz no seu organismo.
Beijo grande

12 comentários:

  1. Oi amiga!

    De grande utilidade essas informações!
    Você acredita que eu nunca comi grão de bico?
    Pois é, como mencionei num outro comentário, estou começando a melhorar a alimentação aqui em casa, não que só nos alimentamos de "bobagens", mas como eu nunca gostei de verduras e só apenas alguns legumes, a alimentação fica um pouco restrita... Se vc tiver receitas com esses dois alimentos e até com outros e poder me mandar ficarei muito agradecida. Super beijo Paty!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirian,eu adoro e como sempre grão de bico,inhame as vezes,quando estou no Brasil e mais no inverno,mas gosto muito tb...sabe que me perguntam a mesma coisa a respeito do peixe quando digo que sou vegetariana?! Como sou casada com um português ainda perguntam,mas nem bacalhau? As vezes me dá vontade de falar que a carne tá fazendo mal para o cerebro deles,pra fazerem esse tipo de pergunta,rsrsrsrs.
    Pena que nem todo mundo descobriu ainda o quanto é bom e saudável ser vegetariana.Se Deus quiser um dia nenhum bichinho será sacrificado para saciar a fome ou qualquer tipo de vaidade humana.
    Beijos e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty !!
    Pode deixar, vou separar umas receitinhas e dicas pra vc. Acho até que vou postar algumas aquí no blog.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Carla, as pessoas acham que peixe dá em árvore.rsrsrsrs
    Tb acredito num futuro (acredito que ainda distante)onde as pessoas serão mais conscientes e se alimentarão dos grãos e ítens que a mãe natureza nos fornece com riqueza e abundância e nossos irmãos menores não vão mais sofrer torturas e sacrifícios em prol da vaidade, ganância e gula humana.
    Onde quer que eu esteja, vou ficar muito feliz com esse futuro!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi Miriam
    De grande valor a sua postagem,sabemso o quanto os legumes e verduras nos fazem bem, e o quanto as carnes nos prejudica...e continuamos como loucos...esperando não sei o que para nos decidirmos a dizer NÃO às carnes.
    lindo e abençoado fim de semana pra voce
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  6. Mirian

    Que legal essa informação. Eu, uso raramente, pois mesmo sendo carboidrato de absorção lenta, minha dieta é reduzidíssima em carboidratos, então deixo para os legumes, o arroz integral e o feijão que adoro. Quanto ao inhame, totalmente proibido, mas que é uma delícia, ah, isso é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Mírian querida, tudo bem contigo menina!!!
    Na quinta feira postei lá os bolinhos e precisei sair da máquina, só voltando agora a tardinha.
    Agora venho ler as suas postagens e já estou com o estômago a roncarrrrrrr..... bbbrrrrr... Amo grão de bico, inhame, beringela, lentilha.....e e e etc toda também. Comer é bom demais!!!!
    E purê de grão de bico com alho poró!!!
    E sabe aquele bolo de batata com carne de soja que já coloquei lá em casa, faz também com o grão de bico.... afffff.....
    Nossa, chega, não vamos falar mais disso, que me dá uma fomeeeeee!!!!
    Aliás, vamos falar sim, que li em seu comentário que irá colocar receitas suas aqui... hhhuuuuummmmmm..... isso é muito bom.
    Estaremos no aguardo!!!
    Sabia que iria gostar do Bolinho!!!!! Ficaram lindos não é mesmo!!Quase eu engordo somente em costurar tanto recheio e merengue... he, he :o))))))))))))))))
    Querida, um super beijinho de Boa Noite, tenha um lindo Domingo na santa paz do seu lar com seus peludos todos!
    Ah, sabe que eu acabo de lembrar-me de uma coisa!!! Hoje é o casamento da Kamillinha (miadosronrons)!!!!! E VIVA O AMOR!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá. vim aqui, na verdade, prá ver o PAP do laço chanel, que a Helena comentou no blog dela.
    Mas fui ver seus outros posts e gostei mto do seu cantinho, já tô te seguindo!

    Tb sou formada em direito, mas não sigo a profissão, não era o que eu queria...
    Faço artesanato, por hobby, prá mim é uma terapia, tô sempre querendo aprender algo novo.

    Tenho um blog: www.caprichosbyneli.blogspot.com
    Passa lá qualquer hora, prá me conhecer melhor.

    Bjs♥ e tenha uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mírian
    É minha primeira vez no seu blog e já estou aprendendo tanto! muito obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente!
    Tô te seguindo pra ver as novidades.

    Também tenho um bloguinho de coisas de casa ,decoração, família, etc. Seria uma honra a sua visita e sua participação.

    beijo
    Dri
    http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Além de ótima fonte de proteína, ela tem o triptofano, que nos dá alegria...
    E por falar em peixes, todos esquecem que além de ser animal muito sensível, ainda é reservatório de todo tipo de metais pesados, poluentes até mesmo de origem radioativa...
    é só fazer o cálculo de que todos os rios se comunicam entre si e com o mar. Eu guardo tudo que é matéria sobre isso, para mostrar para quem acha q peixe é suuuper saudável...
    Ps. ômega três se encontra em linhaça, sementes oleaginosas, até mesmo no amendoim há óleos importantes, então chega de desculpas...
    bom início de semana p ti!

    ResponderExcluir
  11. Coloquei no Twitter e a mulherada adorou, sucesso absoluto o artigo.

    O grão de bico já sabia e tal, procuro fazer toda semana aqui em casa, mas Inhame é raro e nem sabia que podia usar no suco, pronto, agora já sei como investir ele na alimentação, vou colocar no suco natural aqui em casa, pq não falta e estaremos consumindo um alimento tão rico.

    Bj e boa semana. :)

    ResponderExcluir
  12. oi amiga. legal essas dicas , obrigada por compartilhar com todos. beijinhos.

    ResponderExcluir